Há escassez de crédito em alguns agentes, mas outros têm recursos de sobra, diz Fávaro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo vai lançar, em breve, um canal digital para que os produtores rurais possam informar dificuldades e problemas de acesso ao crédito pelo país.
A medida será integrada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo Fávaro, a intenção é facilitar a comunicação direta entre produtores e governo e buscar soluções mais rápidas para garantir o acesso ao Plano Safra.
“Fizemos o maior Plano Safra da história, mas admitimos que tem problemas com a implementação (;…) Vamos criar um canal para interação virtual de produtores, para falar das dificuldades de acesso ao crédito para rapidamente poder dar soluções”, acrescentou.
Fávaro lembrou que o Plano Safra 2023/24 tem 21 instituições financeiras que operam recursos equalizados em linhas de custeio e investimentos. Com isso, há escassez de crédito em alguns agentes, enquanto outros têm recursos de sobra.
“Sabemos onde está sobrando dinheiro. Algumas instituições têm falta e outras têm sobrando”, completou.
Fonte: Globo Rural